"Volta ao Mundo Sonho Real" em África do Sul
top of page

"Volta ao Mundo Sonho Real" em África do Sul



Resumir em poucas palavras a experiência que este país no extremo sul do imenso continente Africano pode lhe proporcionar é impossível. Do início ao fim me senti surpreendido, seja pela riqueza cultural, pelas paisagens, pela vida selvagem, pela pessoas e por um sentimento de prosperidade que toma conta. Uma viagem para a África do Sul é não só uma experiência que transforma vida, mas uma lição, lhe faz entender o quão importante é a preservação da natureza e o respeito ao próximo, que quebra preconceitos e será com toda certeza inesquecível.

O roteiro de minha viagem possuía 7 noites que não foram capazes de comportar tudo que pode ser vivenciado por lá mas por outro lado, consegue contemplar duas das principais cidades e claro, não poderia faltar, um safari pelo Parque Kruger.


Durante a passagem rápida pela cidade de Joanesburgo pude logo observar como o passado historicamente rico ainda sobrevive nas ruas, seja no centro antigo da cidade onde se consegue subir no prédio mais alto do continente sul africano e observar as regiões que dividem a cidade como no Soweto, um bairro tradicionalmente conhecido por ter abrigado o trabalhadores africanos quando isolados no regime do Apartheid e que hoje detém museus, feiras de artesanato e oferece um contato com os locais.

Uma dica para quem tem uma passagem de um a dois dias em Joanesburgo é visitar o Parque dos Leões, a 66 km do centro. Lá você terá a oportunidade de começar a experimentar o que a África tem de melhor através de um safari mais que divertido pela reserva que contém diversos animais típicos da savana e se der sorte terá a chance de ver leões sendo alimentados e até mesmo fazer interações com cheetahs e filhotes de leões.

A hospedagem em Joanesburgo pode ser em hotéis econômicos como também dos mais requintados que possuem cassinos e complexos de entretenimento enormes, lembrando muito o que podemos encontrar em Las Vegas.


Seguindo viagem, partimos de Joanesburgo em direção a White River, uma pequena cidade no entorno dos portões do Parque Kruger que será nosso local de acomodação durante o Safari. Durante o caminho, as paradas são estratégicas e nos permitem contemplar paisagens exuberantes como os cânions do rio Blyde e o mirante chamado “Janela de Deus”.

O mais esperado dia amanhece e somos despertados às 4:30 para começarmos nossa jornada pela savana selvagem e repleta de surpresas, o guia especialista em Safari chamado de “ranger” se junta a nós e nos guia por uma experiência inesquecível, presenciamos diversas espécies, mas posso destacar animais como búfalos, girafas, zebras, elefantes, leões, macacos, hipopótamos e muitos outros que parecem nem se dar conta da presença humana tamanha sua preservação e isolamento. No fim da tarde retornamos a White River e em apenas 2 dias foram tantas experiências que parece não cair a ficha.


No dia seguinte retornando a Joanesburgo para embarcar no aeroporto, fizemos uma visita a Pretória, a capital administrativa do país que além de bela, guarda memórias importantes da história. Após um voo de aproximadamente 2 horas e meia, desembarcamos na Cidade do Cabo, agora do outro lado do país em um dos pontos mais ao sul de todo continente, e mal sabia eu quantas surpresas estavam por vir. Não à toa ela foi eleita como uma das mais belas cidades do mundo, a Cidade do Cabo é parada obrigatória para quem gostaria de conhecer paisagens surreais de montanhas que brotam no meio da cidade, incontáveis praias, quer ter a chance de conhecer o Cabo da Boa Esperança, experimentar uma gastronomia internacionalmente reconhecida e tomar um dos melhores vinhos do mundo, tudo isso com uma estrutura moderna e muito bem organizada.

Minha recomendação é que se passe ao menos 4 noites nesta cidade que a todo momento vai lhe surpreender e trazer incontáveis histórias, lembranças e de fato fecha com chave de ouro esta experiência africana.

Para aqueles que se sentiram inspirados por este breve relato, deixo um convite para um café em nossa agência, e tenha a certeza que encontraremos a opção certa para tornar este sonho a sua realidade.

Matheus Aquino - Agente de Viagens

bottom of page