Cruzeiro pelas Ilhas da Grécia
top of page
  • Fernanda Biancareli

Cruzeiro pelas Ilhas da Grécia

A Grécia estava há muito tempo na minha lista de desejos, mas a viagem de férias desta vez seria somente Paris e Roma (veja os posts sobre estes destinos), no entanto, quando comecei minhas pesquisas sobre o que fazer em Roma, apareceu a opção de um cruzeiro com saída do Porto de Civitavecchia (80 km) de Roma para as ilhas de Santorini, Mykonos, Atenas, Katakolon e retorno para Civitavecchia, que eram coincidentemente TODAS as ilhas que eu queria conhecer na Grécia, foi um trabalho duro convencer minha família à fazer uma “pequena” extensão de 6 dias para a Grécia, mas……...não é que deu certo? rsrsrsrs

Veja os detalhes da nossa viagem:



Embarcamos no navio da Royal Caribbean - Jewel of the Seas - um navio antigo, mas que foi completamente reformado em 2016, tem capacidade para 2.702 hóspedes, tem 13 decks e 8 restaurantes, é um navio menor, se comparado aos últimos navios lançados pela Royal Caribbean e outros concorrentes, mas eu gostei bastante, é um navio com muitos ambientes aconchegantes, atendimento muito bom e encontramos muitos brasileiros na tripulação. Sem contar o roteiro, que além de parar em 4 ilhas gregas tinha um custo benefício muito bom, já que todas as refeições estão inclusas, todo o entretenimento a bordo e shows todas as noites!!!

Nos dias de navegação, é uma ótima oportunidade para relaxar, observar a imensidão do mar, curtir as piscinas, fazer uma massagem no Spa (não incluso), ler um livro e participar das atividade que o navio oferece tanto para adultos quanto para as crianças durante o dia e durante a noite também.




O restaurante principal, funciona como buffet (self service) praticamente o dia todo, e nos momentos que fecha, é possível encontrar estações com pizzas e sanduíches para uma refeição mais rápida.

A noite, você tem a opção do restaurante a la carte (já incluso) ou caso queira experimentar, o navio possui restaurantes de especialidades (não incluso) e que você deve reservar assim que chegar no seu cruzeiro ou já comprar antecipado. Conhecemos o Chops Grille, especializado em carnes e o Giovanni´s Tabble, especializado na cozinha italiana, ambos espetaculares, recomendo.


Agora vamos falar de Grécia!!!!!!! :)


  • Primeira parada => SANTORINI


Vila de Oia

Compramos o passeio com o navio, iniciamos em uma vinícola local, com degustação de vinhos e queijos, e um mirante de tirar o fôlego, passamos pela cidade de Fira e finalizamos na cidade de Oia, bem conhecida pelas “casinhas brancas” a vila tem um comércio bem grande, com muitas lojas, restaurantes e cafés, almoçamos na cidade em um restaurante maravilhoso com vista incrível, confesso que os preços em relação a Paris e Roma são mais “salgados” cerca de 150% mais caros.


Depois paramos para tomar um café e um sorvete e seguimos para o mirante, como Santorini foi devastada por uma erupção vulcânica no século 16 a.c., as cidades principais Fira e Oia estão construídas em cima da cratera, bem altas em relação ao mar, por isso a vista de qualquer parte das cidades, é linda e impressionante.

E para finalizar, o pôr do sol em Santorini é algo inexplicável, é um laranja tão laranja, enfim, coisa mais linda.



  • Segunda parada => MYKONOS


Neste dia resolvemos conhecer um Beach Club (Clube de praia), já que Mykonos é conhecida como: “A ILHA DOS BEACH CLUBS”.

Muitos não aceitam crianças, então fique atento na hora de escolher e reservar.

Na alta temporada, como eu fui (Julho) é altamente recomendado a reserva, se deixar para decidir na hora, é bem provável que não consiga entrar.


Quando desembarcamos do navio, pegamos um taxi com destino ao Beach Club Sant’Anna, não tem uber em Mykonos.




Beach Club Sant'Anna

Chegamos por volta de 10h00 da manhã e como eu já tinha feito reserva antecipada, nos dirigimos para nossa cabana, neste Beach Club, tinha opção além da cabana, cadeira/espreguiçadeira na praia ou na piscina, e as ilhas privativas.

No site tem todos os preços, na alta temporada, você paga além da reserva, uma consumação antecipada.


A praia é linda, o mar bem calmo, ótimo para as crianças, mas a água é bem gelada, mesmo no verão.


Tem uma piscina enorme, mas as crianças não podem entrar, é nela que as festas acontecem depois das 16h00 ao som de vários DJ’s.

Não reservamos o restaurante para o almoço, preferimos comer uns petiscos e sanduíches que tinha no cardápio do bar da praia, não tinha muitas opções, mas o que tinha estava gostoso. Já para beber…….O cardápio era beeeem extenso.


A estrutura do lugar é um espetáculo, tudo lindo e organizado. Vale a pena conhecer.


Não deu tempo de conhecermos a vila, pois eu tinha como propósito neste dia curtir a praia, o clube, sem pressa, sem correria. Já que, todos os meus dias sempre são muito corridos, eu sempre coloco uma infinidade de coisas para fazer…….. mas eu gosto assim :)


  • Terceira parada => Atenas


Fiquei apaixonada, rica em cultura e muita história, fizemos um tour até chegarmos na Acrópole de Atenas, construída na cidade alta, para chegar no topo, você sobre vários degraus em meio a dezenas de oliveiras, cenário mais lindo de se ver.


A primeira parada foi o Teatro de Herodes e depois seguimos para o Parthenon, templo construído para a deusa Atena, a deusa da sabedoria, da guerra, da estratégia e da justiça. Muitas guerras aconteceram desde a construção do templo e parte dele foi destruído, outras partes foram “levadas” para outros países e estão em museus, como na Inglaterra e na França (no Museu do Louvre).




Na minha opinião, é de extrema importância contratar um tour guiado, a cidade tem muitas informações, acontecimentos, riqueza de detalhes…..E sem um bom guia, você só verá ruínas, talvez não seja tão interessante.


Quando saímos da Acrópole, fizemos uma parada para almoço e seguimos para o Templo de Poseidon (aproximadamente 1h15 de distância) que na mitologia grega, ele era o segundo na hierarquia dos deuses, ficando somente abaixo de Zeus.


Templo de Poseidon

Também considerado o deus do mar. Os pescadores e marinheiros faziam preces para que Poseidon os concedesse pesca farta e direcionamento nas navegações.


O templo está localizado no Cabo Súnion, em cima de rochas bem ao sul da ilha, um mirante de contemplação maravilhoso. Dizem que é lindo estar no topo do mirante ao pôr do sol. Mas tínhamos horário para voltar ao navio.


  • Quarta e última parada => Katakolon


É a ilha mais próxima da cidade de Olímpia, morada dos deuses, e onde aconteciam os Jogos Olímpicos da Antiguidade.


Mas como tínhamos feito no dia anterior muitas ruínas gregas e o sol estava bem forte, optamos em alugar um barco para conhecer Zakynthos, uma ilha que eu já tinha ouvido falar que era muito bonita.




Pois bem, depois de 50 minutos de barco, chegamos. Ela é simplesmente paradisíaca, um azul turquesa que é impossível de descrever. Fizemos mergulho com snorkel, conhecemos um pouco seus arredores e ficamos apreciando a paisagem. Quando retornamos para Katakolon ainda tivemos tempo de visitar a vila, um comércio cheio de restaurantes e lojas, com muitas lembrancinhas da Grécia para comprar.





Conseguimos aproveitar muito todas as ilhas. Lembrando que outro motivo que me fez escolher o Jewel of the Seas eram os horários amplos que ele permanecia atracado em cada ilha. Durante minhas pesquisas, vi que tinham navios que ficavam apenas 3 ou 4 horas em cada ilha, alguns faziam 2 ilhas no mesmo dia.

Então, se a intenção é descer nas ilhas e conhecer um pouco de cada uma delas, fique atento aos horários de chegada e partida de cada Cruzeiro.


Espero que essas dicas possam ajudar você a encontrar um Cruzeiro perfeito.


Para saber mais informações e orientações, converse com nossos vendedores.


bottom of page