"Volta ao mundo Sonho Real" - Dubai
top of page

"Volta ao mundo Sonho Real" - Dubai




Dubai é uma das sete cidades que fazem parte dos os Emirados Árabes, é uma cidade incrível, repleta de construções que desafiam a engenharia e arquitetura mundial. O Burj Khalifa por exemplo, é o maior prédio do mundo com seus inacreditáveis 827 metros de altura.

Burj Khalifa o maior prédio do mundo em Dubai

O tempo de vôo de São Paulo para Dubai é de aproximadamente 14 horas em vôo direto com a companhia aérea Emirates mas existem outras opções que fazem a rota com conexão. Dubai, pela sua posição geográfica, se tornou um destino de “parada” para turistas que estão indo em direção a outros destinos na África e Ásia. Além dos meios aéreos, os Emirados Árabes estão nas rotas de muitos cruzeiros que passam em Dubai e outra cidades como Abu Dhabi.

Essa imagem muito interessante, é a representação comparativa do tamanho de cada Emirado em escala de camelos:


Emirados Árabes

Dubai recebe milhares de turistas todos os dias das mais diversas origens, então você não precisa se preocupar com a roupa que vai usar, por lá você vai encontrar de tudo um pouco, exceto na Mesquita Sheikh Zayed, que fica na cidade vizinha Abu Dhabi (Leia o post sobre Abu Dhabi). Somente os árabes que seguem a religião, o islamismo, usam as vestes que cobrem todo o corpo. Normalmente os homens islâmicos vestem uma túnica branca e turbantes na cabeça, e as mulheres normalmente vestem uma túnica preta (o preto simboliza elegância), um lenço para cobrir todo o cabelo e a burca, que é opcional. A burca é como um lenço menor que cobre todo o rosto, deixando somente os olhos à mostra, é mais usada por mulheres casadas, que não querem que outros homens vejam o seu rosto.

Vou resumir alguns lugares e experiências que fizeram parte da minha visita em Dubai:

Estive na cidade no início de Maio de 2018, o clima estava entre 35 e 38ºC, estava muito quente, mas essa temperatura é considerada agradável, visto que nos meses de verão (Junho a Setembro) a sensação térmica pode girar em torno de 57ºC.

Ao contrário do que muitos dizem sobre a comida, não tive dificuldade… Na maioria dos restaurantes haviam pratos típicos (com muita pimenta e especiarias), mas também encontrei muitas opções de comidas parecidas com o Brasil (só arroz branco e feijão que não), além de encontrar muitos fast foods e restaurantes de redes que encontramos em todos os lugares do mundo.

Vamos aos passeios!

SAFARI NO DESERTO

É um passeio muito diferente e vale muito a pena. Saímos no fim do dia em um carro 4X4, partindo da recepção do nosso hotel, o The Westin Dubai, Al Habtoor City.

Safari no deserto

Andamos cerca de 30 minutos e fizemos uma rápida parada para banheiro, um refresco e claro, comprar os lenços, turbantes e aprender como usar, enfim….. tudo para compor o “look” e criarmos um cenário perfeito para as fotos.

Safari no deserto

Chegamos ao deserto, tão imenso que parece não ter fim, e é tanta areia que você vai lembrar dela por vários dias, até que consiga tirar cada ponto dela do seu sapato. Seu carro vai se juntar a vários outros 4X4 para então começar a aventura, meu carro era um Toyota Land Cruiser, todo equipado internamente para nos segurar durante as manobras radicais, aproveite para gritar muito!


A paisagem é linda, durante o percurso tivemos a oportunidade de apreciar um belíssimo e emblemático pôr do sol no deserto. A última parada foi para um tradicional jantar árabe, no meio do deserto, cheio de almofadas espalhadas pelo chão em volta das mesas, parecia cena de filme, realmente um momento único e inesquecível! Durante o jantar fomos entretidos com várias apresentações de danças sendo possível até fazer uma tatuagem de henna nas mãos, a maioria do grupo fez :)


Tradicional jantar árabe no deserto

CENTRO HISTÓRICO

Dubai Museum / Mercado das Especiarias / Mercado do Ouro / Dubai Creek

Começamos o passeio no DUBAI MUSEUM, ele conta toda a história de Dubai com réplicas das casas, embarcações, utensílios e da vida dos pescadores que ali viviam. A economia do país era proveniente da pesca e da colheita de pérolas. Somente depois de 1960, com a descoberta do petróleo que Dubai começou a crescer e enriquecer.

Dubai Museum

O Museu é bem pequeno, a visita é muito rápida, em aproximadamente 20 minutos é possível conhecer todo o museu.




Neste mesmo dia, você pode aproveitar para conhecer o Dubai Creek em um Abra, e seguir para os Souks, muita calma… vou traduzir tudo isso agora:


Creek é um canal ou um braço de mar, ele divide as duas regiões de Dubai: Bur Dubai e Deira

Abra é uma embarcação, como da foto, é uma espécie de táxi aquático, é bem barato, e você pode fazer a travessia com ele até chegar aos Souks, tem várias estações de embarque, e é muito usado pelos moradores.

Abra

Souk = mercado ou feira tradicional da cidade, existente há anos.

Eu adorei a experiência, durante o percurso pode-se observar o dia a dia dos moradores e como funcionava Dubai na época em que viviam exclusivamente da pesca e da caça de pérolas.

Feito a travessia, você chega ao Spice Souk (mercado das especiarias) e ao Gold Souk (mercado do ouro). Eu amei o mercado de especiarias, tudo é vendido a granel, tem muitos temperos, ervas aromáticas e flores para infusões de chás, tudo muito colorido e cheiroso.



Bom, se você gosta de cozinhar vai achar o paraíso!

Já no mercado do ouro, que é bem impressionante, você vai encontrar muito, em uma quantidade que você provavelmente nunca viu mas não se engane, todo o ouro de Dubai vem de outros países, em Dubai mesmo, não existe ouro. Não sei se realmente o preço vale a pena, ou se os turistas compram pela exposição. Já os árabes compram muuuuuito, eles adoram comprar ouro e compram mesmo… Inshalá

Gold Souk o mercado do ouro

DUBAI FRAME


O famoso “porta retrato” é umas das atrações mais recentes de Dubai e foi inaugurado no início de 2018.

Eu achei surpreendente, primeiro pela ideia pois o arquiteto foi muito criativo, segundo pelo conteúdo. Logo na entrada, eles contam a história de Dubai, antes de se tornar um pólo turístico e no final do trajeto você sobe um elevador de 48 andares (93 metros de altura) para chegar no topo do Frame. Lá você encontra uma galeria com exposições e uma passarela de vidro, que conforme você caminha por ela, você tem a impressão que o vidro vai se abrindo e a cidade surge embaixo do seus pés. Maravilhoso não é?

Dubai Frame

Ainda não acabou. Quando você olha lá de cima, no topo do Frame, você vê ao seu lado direito a Dubai Antiga e do seu lado esquerdo a “Nova” Dubai, pode ser que eu tenha me enganado com os lados direito e esquerdo, mas eu acho que dá para entender! Quando você desce pelo outro elevador, você pode ver uma projeção de como será Dubai daqui 50 anos. Achei o máximo!

Vista da passarela no topo do Frame

O Frame é aberto todos os dias das 9 da manhã as 9 da noite com horários especiais durante o Ramadã.

O preço do ingresso varia de acordo com a data da visita e pode ser comprado combos, o que garante um melhor preço se a intenção for visitar outras atrações.

BURJ AL ARAB

Burj Al Arab

Sem sombra de dúvidas, para mim, esse é o cartão postal de Dubai, foi através deste luxuoso hotel, construído em cima de sua própria ilha, que fiquei sabendo há anos atrás da existência de Dubai, foi ele quem me chamou a atenção e disse para eu mesma: - Um dia vou conhecer esse lugar!

Apesar de muito impressionante por fora ele não é aberto para visitas, o acesso ao interior do hotel é somente para os hóspedes ou para quem fizer antecipadamente uma reserva em um dos seus 7 restaurantes e bares. Não foi desta vez que pude entrar e conhecer este famoso hotel. Como fui convidada para um FamTur (viagem a trabalho para conhecer hotéis e atrações turísticas para divulgar e vender o destino na Sonho Real) nosso tempo estava cronometrado.

PALMEIRA JUMERAH

Quem nunca viu uma foto aérea da linda palmeira construída em cima do mar? Pois é, essa ilha foi construída para aumentar a costa litorânea de Dubai, que passou de 72 Km para 128 Km. Nessa maravilha da engenharia encontram-se muitas residências luxuosas, restaurantes, hotéis e em breve terá um enorme centro comercial.

Palmeira Jumeirah,  ilha artificial em Dubai

O Hotel Atlantis é o mais famoso na Palmeira Jumeirah e é bem parecido, porém maior, que o Hotel Atlantis localizado nas Bahamas, e também não tem cassino já que jogos de azar são proibidos nos Emirados. O Atlantis é ideal para famílias que buscam relaxar e curtir toda a estrutura que o hotel oferece, contando com um parque aquático, um belíssimo aquário, praia particular e um verdadeiro complexo de piscinas, lojas e restaurantes. É maravilhoso! Caso não queira se hospedar no Atlantis, você pode comprar o ingresso para o parque aquático e/ou aquário, vale a pena!


DUBAI MALL

É o maior centro comercial do mundo, além de muitas lojas e restaurantes, é lá que estão o Aquário e Zoo, a entrada para subir ao TOPO do Burj Khalifa, patinação no gelo, KidZania, Dubai Dino e muito mais..... e é através dele está um dos acessos para assistir ao show das águas dançantes, que acontece todos os dias à noite em frente ao Burj Khalifa e o show de laser projetado diretamente no Khalifa.

Dubai Aquarium

Encontrei 2 lojas muito legais de souvenirs dentro do Dubai Mall e uma loja impressionante de tâmaras.

Hotel - The Westin Dubai, Al Habtoor City

Achei um excelente Hotel, está localizado no complexo Al Habtoor City, (uma das avenidas principais de Dubai) junto com mais 2 hotéis do grupo: o St Regis e o W. No complexo você encontra também o La Perle, um espetáculo maravilhoso que lembra muito o Cirque Du Soleil, há também restaurantes, bares e um pub bem agradável, coisas que os nós brasileiros adoramos.

Voltando para o hotel Westin, os apartamentos são amplos e aconchegantes. Uma característica de todos os hotéis da rede Westin no mundo todo é que eles sempre seguem o conceito Wellness - bem estar - ou seja, em todos os hotéis você vai encontrar academia de ginástica super equipada, SPA com diversos tratamentos e massagens, e o que eu mais gostei, no café da manhã tem sempre uma estação de Superfoods, que são alimentos com alta densidade nutricional e que trazem diversos benefícios para a saúde. Meus olhos até brilharam quando vi tudo isso, sabe que eu me identifiquei com essa rede? Achei a minha cara, e você?




Se você gostou desse post sobre Dubai, sugiro estender sua leitura para a outra joia dos Emirados Árabes, a luxuosa Abu Dhabi, clique aqui para acessar o post. E se Dubai esta no seus planos, deixe agora seus contatos para receber uma proposta para realizar esse sonho!

bottom of page