top of page
  • Fernanda Biancareli

Roteiro gastronômico em Lima - Peru


Pratos no nosso roteiro gastronômicos em Lima, Peru.


Nunca me passou pela cabeça conhecer o Peru. Na verdade sempre achei que o mais interessante era Machu Picchu e para fazer esse roteiro é necessário reservar no mínimo 8 dias. Como eu tinha apenas 5 dias disponíveis para fazer a viagem comecei a pesquisar o que eu poderia fazer somente na cidade de Lima... Foi então que veio a surpresa, Lima tem muitas coisas para fazer, então, se você tem poucos dias, aconselho muito conhecer a cidade, ainda mais para quem gosta de uma boa gastronomia! Acabei voltando no mesmo ano para o Peru e fiz outros restaurantes que não deu tempo de fazer na primeira viagem. Note que todos os lugares que eu visitei, tem uma dica gastronômica.

Ficamos hospedados por 4 noites no Hotel Hilton Miraflores, ótima localização, voo direto da Latam, rápido e tranquilo, aproximadamente 4 horas e 20 minutos. A moeda local é o sol peruano, e você encontra muitas casas de câmbio na cidade de Lima, ou se preferir, pode trocar seus reais no aeroporto, assim que chegar.


Dica: se ficar hospedado no Hilton, não deixe de provar no café da manhã o iogurte caseiro de mel com granola e quinoa, feito por eles, simplesmente divino.

A maioria dos turistas brasileiros que querem viajar pela América do Sul em roteiros de 04 ou 05 noites, acabam visitando sempre as mesmas cidades, Buenos Aires na Argentina, Santiago no Chile e Punta Del Este no Uruguay, apenas uma pequena porcentagem das pessoas pensam em visitar Lima, mas eu espero que depois de lerem esse conteúdo, possam mudar de ideia.

Lima é a capital do Peru, uma cidade grande, com uma cultura riquíssima e sabores inesquecíveis. Vou falar um pouco sobre os lugares que visitei com foco na gastronomia:

Huaca Pucllana

É um sítio arqueológico de mais de 1.500 anos, localizado no meio da cidade, até hoje eles não conseguiram escavar todo o sítio, mas é possível ter uma ideia e aprender um pouco sobre a cultura local, são várias pirâmides e a visita é guiada por profissionais que trabalham no próprio local, é possível subir e caminhar em várias delas.

É aberto para visitação durante o dia e durante a noite, Aqui segue a primeira dica gastronômica, dentro desse sítio arqueológico, tem um restaurante La Huaca Pucllana, com gastronomia local e mesas com vista para as pirâmides.

Huaca Pucllana, sítio arqueológico em Lima, Peru, com mais de 1500 anos aberto a visitação e com um restaurante próximo

Um dos pratos mais tradicionais do Peru é o Ceviche, feito com peixe branco cru, marinado no limão, cebola roxa, pimenta e acompanhado de de batata doce e maiz (milho). Você vai encontrar esse prato em praticamente todos os restaurantes do país, sendo que em alguns deles, os Chefs de cozinha, preparam o ceviche com toques especias e "novas" combinações. Outro prato popular é o Lomo Saltado, tiras de lombo salteado com cebolas, tomates e pimentões, servido com arroz e fritas.


A bebida mais pedida, é o Pisco Sour, feita com Pisco, que é uma bebida similar a nossa cachaça, porém feita de uva e não da cana de açúcar, acrescido de limão, clara de ovos batida e gotas de licor Angostura. Uma bebida muito boa e refrescante.



Já o "suco" mais tradicional, é a Chicha Morada, um refresco feito com milho roxo (maiz morado) fervido com especiarias e frutas.