ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA O SEU VOO

Antes da pandemia do COVID-19 as companhias aéreas tinham os seus voos e respectivas rotas já bem definidas e consolidadas. Com o cancelamento de mais de 90% dos voos a nível mundial, vem existindo uma retomada gradativa. E durante esse período de retomada que ainda pode durar mais alguns meses, a possibilidade de alterações de última hora ou até mesmo cancelamentos, podem ocorrer.

 

Acompanhe o seu voo

Portanto, é de extrema importância que você monitore o seu voo e também verifique o status do mesmo antes de se dirigir para o aeroporto.

Às companhias aéreas disponibilizam três maneiras de se fazer isso:
 

  • Aplicativos de celular

  • Site oficial da mesma utilizando o localizador (código da reserva)

  • Por telefone ligando diretamente para a companhia aérea


Indicamos que você faça seu check-in pelo aplicativo da companhia à partir de 72 horas de antecedência do voo, para evitar cancelamentos por overbooking¹. Nesse momento você poderá marcar o seu assento (Consulte item abaixo)

Importante: Em caso de check-in feito com antecedência, se você não comparecer para o embarque é considerado no-show² e você perde o seu direito de remarcação e o seu voo da volta é automaticamente cancelado, sem direito à reembolso.

Se mesmo você acompanhando o seu voo no aplicativo da companhia aérea ocorrer um cancelamento ou alteração ao chegar no balcão da companhia aérea no aeroporto, solicite a reacomodação / alteração perante a mesma. Saiba que cabe a empresa aérea a reacomodação de passageiros em voos cancelados ou alterados. Não vá embora do aeroporto antes de fazer a reacomodação em um novo voo e resolver todas as pendências necessárias com a companhia aérea. 

 

Você também deve acompanhar o status dos demais voos que seguem o seu itinerário, quando existir, como por exemplo conexões ou o voo de volta.


Documentação, vistos e vacinas

Providencie a documentação com antecedência. Para viagens nacionais e internacionais orientamos seguir às informações oficiais da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) através deste link.


Além da documentação informada pela ANAC, o destino da sua viagem pode exigir VISTOS e VACINAS, que também devem ser providenciados com antecedência. Para consultar essas informações, utilize este link.

Sua ida ao aeroporto - Horários

 

Programe-se para chegar no aeroporto de embarque e apresentar-se no balcão da companhia aérea com no mínimo 5 (cinco) horas de antecedência para voos internacionais e com 3 (três) horas de antecedência para voos nacionais (domésticos). Atente-se a voos com horário de embarque na madrugada, pode ser que você tenha que se dirigir ao aeroporto na noite anterior.

Suas malas - Bagagens de mão e despachadas

Cada viajante tem direito à uma mala de mão de até 10kg e a bagagem despachada é comprada à parte, consulte o seu bilhete para saber se tem direito ou não a bagagem despachada. Além disso, a quantidade de malas despachadas e o peso de cada uma podem variar de uma companhia para a outra, por isso, é de extrema importância consultar as informações no seu bilhete.

Bagagem extraviada - Saiba o que fazer nesses casos

Durante a viagem pode acontecer da sua mala ser extraviada, em seguida algumas instruções para estes casos. Para evitar esse tipo de problema, sempre coloque na mala uma etiqueta com o seu nome, telefone e email (Nós damos uma junto com a sua passagem aérea).

Se minha mala não chegar na esteira do meu voo, o que fazer?


O primeiro passo é olhar ao redor da esteira para ver se alguém não tirou a mala da esteira por engano, caso não encontre o próximo passo é ir até o ponto de apoio da companhia aérea nesse mesmo ambiente e explicar para o atendente que sua mala não chegou. Às vezes aconteceu alguma confusão na hora de sair e ali mesmo o funcionário já identificará o problema e te avisará sobre quando a mala irá chegar, normalmente é entregue direto no hotel para você ou então na sua casa (no caso de voos de volta).

 

Em hipótese alguma saia da área de desembarque sem a sua mala ou com um documento formalizando o extravio da bagagem. O documento entregue pela companhia aérea nestes casos deve conter carimbo, assinatura, número de protocolo e um telefone de contato para ligar após 24h para saber sobre a mala.

Verifique também se o seu seguro viagem cobre o extravio de bagagens, para isso confira o voucher do seu seguro viagem. Para acionar o seguro será necessário ligar para o segurador e informar o número do protocolo gerado pela companhia aérea.

Sempre é válido tirar uma foto da sua mala por dentro e guardar as notas fiscais das compras, assim você fica com provas em casos de indenização. Vale lembrar que tanto em voos nacionais quanto internacionais, objetos de valor, como eletrônicos, dinheiro em espécie e joias não podem ser incluídos na declaração. Por isso, é importante guardá-los na bagagem de mão.
 

Sua poltrona no voo - Reserva dos assentos

A única maneira de garantir um exato lugar no voo é comprando o assento. Quando realizamos a marcação de um assento, a companhia aérea pode mudar e ou cancelar a marcação sem avisar!

A compra de assento pode ser feita no ato da compra da passagem ou posteriormente pelos canais oficiais da companhia aérea (os mesmos utilizados para acompanhar o voo). Além disso, você pode também comprar os espaços conforto ou a executiva em que os assentos são marcados antecipadamente e garantidos. Atente-se à voos com conexão, pois em trocas de aviões você terá o seu assento alterado e no caso da compra de assentos será necessário comprar para todos os trechos.


¹Overbooking: é a expressão usada para definir casos em que viajantes compram uma passagem aérea, mas não podem embarcar por excesso de passageiros.
²No-show: é o termo usado pelas companhias aéreas para os passageiros reservados que não se apresentam para o embarque.

 

Receba nosso informativo mensal

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta: 10h às 18h

Sábado: 10h às 14h

 

Estamos fechados aos domingos e feriados

Elogios, críticas e sugestões,
envie um e-mail para:
diretoria@sonhoreal.tur.br

Cadastur.png
abav.png

© 2020 SONHO REAL TURISMO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sonho Real Viagens e Turismo LTDA

CNPJ: 03.022.734/0001-60