INFORMAÇÕES ESSENCIAIS PARA A SUA VIAGEM

Documentação

 

1. Documentação de embarque, vistos e vacinas


Providencie a documentação com antecedência. Para viagens nacionais e internacionais orientamos seguir as informações oficiais da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) através deste link.

 

A responsabilidade pela validade, obtenção e pagamento das taxas que envolvem os vistos é do contratante de cada viagem.. Bem como pela obtenção do mesmo em tempo hábil para o embarque.

 

No caso de ter sua entrada negada pelas autoridades de imigração, não haverá reembolso pela não utilização dos serviços previamente contratados. Crianças também necessitam de vistos. Muita atenção em viagens marítimas, pois o país do porto de embarque pode não necessitar de visto, mas os países dos pontos de paradas podem exigir.

 

Muitos dos países que exigem vacinas exigem que a mesma seja tomada com uma determinada antecedência.. Além de tomar a vacina, você precisa do certificado internacional da mesma, este certificado é emitido pela Anvisa.

 

Para consultar essas informações, utilize este link.

 

2. Menores desacompanhados

 

Para a viagem de menores(entre 0 e 17 anos) podem ser solicitadas autorizações específicas para a viagem de acordo com quem estará acompanhando o menor. Consulte este link com antecedência e deixe todos os documentos em ordem para o embarque.

 

3. Vouchers

 

Os vouchers da sua viagem serão entregues a você entre 2 e 7 dias antes da data de embarque, nesse momento você precisará conferir todas as informações, tais como horários, datas, serviços, nomes, etc. O voucher é o comprovante dos serviços contratados é de extrema importância que o tenha na forma impressa e digital.

 

Seguro viagem

 

Durante uma viagem, imprevistos podem ocorrer gerando gastos com assistência médica, odontológica, entre outras. Parte desses gastos poderão ser minimizados com a aquisição antecipada do cartão de assistência com seguro viagem. Com raras exceções, e será devidamente explícito quando ocorrer, dos serviços contratados como passagens aéreas, diárias de hospedagem, cruzeiros, pacotes turísticos, entre outros, não incluem o cartão de assistência com seguro viagem.

 

Quando constar incluso o seguro viagem, onde em sua maioria são as menores coberturas, o pagante poderá solicitar via pagamento adicional, o aumento das coberturas. O mesmo deve ser realizado com tempo hábil antes do embarque. O pagante declara que foi informado e orientado sobre a importância de adquirir cartão de assistência com seguro viagem para todos os passageiros, durante todo o período da viagem, seja nacional ou internacional.


Além disso, em alguns destinos internacionais o seguro viagem é obrigatório para a entrada no país. Sendo necessário ser contratado com antecedência.

 

Passagem aérea

 

1. Acompanhe o seu voo

 

É de extrema importância que você monitore o seu voo e também verifique o status do mesmo antes de se dirigir para o aeroporto.

 

As companhias aéreas disponibilizam três maneiras de se fazer isso:

 

  1. Aplicativos de celular

  2. Site oficial da mesma utilizando o localizador (código da reserva)

  3. Por telefone ligando diretamente para a companhia aérea

 

Indicamos que você faça seu check-in pelo aplicativo da companhia caso ele seja disponibilizado, para evitar cancelamentos por overbooking¹. Nesse momento você poderá marcar o seu assento (Consulte item abaixo)

 

Importante: Quando você faz o check-in antecipado, você está dando a certeza de que irá embarcar naquele voo, se por algum motivo você perder o voo é considerado no-show², não sendo possível fazer remarcação e ou solicitação de reembolso. Quando você deixa para fazer o check-in no aeroporto, você tem a possibilidade de realizar alguns ajustes no seu voo antes do embarque (alteração, antecipação, etc), lembrando que podem haver cobranças adicionais. Se você não fizer o check-in e também não comparecer ao aeroporto e/ou solicitar o cancelamento com antecedência é considerado no-show² e você perde o direto a solicitação de reembolso e cancelamento.

 

Se mesmo você acompanhando o seu voo no aplicativo da companhia aérea ocorrer um cancelamento ou alteração ao chegar no balcão da companhia aérea no aeroporto, solicite a reacomodação / alteração perante a mesma. Saiba que cabe à empresa aérea a reacomodação de passageiros em voos cancelados ou alterados.

 

Não vá embora do aeroporto antes de fazer a reacomodação em um novo voo e resolver todas as pendências necessárias com a companhia aérea. 

 

Você também deve acompanhar o status dos demais voos que seguem o seu itinerário, quando existir, como por exemplo conexões ou o voo de volta.

 

As informações sobre passagens aéreas colocadas aqui são com base na nossa experiência e no que vemos acontecer em grande parte dos casos, as regras podem mudar de acordo com cada companhia aérea.

 

2. Bagagens

 

Cada viajante tem direito a uma mala de mão de até 10kg e a bagagem despachada é comprada à parte, consulte o seu bilhete para saber se tem direito ou não a bagagem despachada. Além disso, a quantidade de malas despachadas e o peso de cada uma podem variar de uma companhia para a outra, por isso, é de extrema importância consultar as informações no seu bilhete.

 

Durante a viagem pode acontecer da sua mala ser extraviada, em seguida algumas instruções para estes casos. Sempre coloque na mala uma etiqueta com o seu nome, telefone e email (Nós damos uma junto com a sua passagem aérea).

 

Se minha mala não chegar na esteira do meu voo, o que fazer?

 

O primeiro passo é olhar ao redor da esteira para ver se alguém não tirou a mala da esteira por engano, caso não encontre o próximo passo é ir até o ponto de apoio da companhia aérea nesse mesmo ambiente e explicar para o atendente que sua mala não chegou. Às vezes aconteceu alguma confusão na hora de sair e ali mesmo o funcionário já identificará o problema e te avisará sobre quando a mala irá chegar, normalmente é entregue direto no hotel para você ou então na sua casa (no caso de voos de volta).

 

Em hipótese alguma saia da área de desembarque sem a sua mala despachada ou sem um documento formalizando o extravio da bagagem. O documento entregue pela companhia aérea nestes casos deve conter carimbo, assinatura, número de protocolo e um telefone de contato para ligar após 24h para saber sobre a mala.

 

Verifique também se o seu seguro viagem cobre o extravio de bagagens, para isso confira o voucher do seu seguro viagem. Para acionar o seguro será necessário ligar para o segurador e informar o número do protocolo gerado pela companhia aérea.

 

Importante: tanto em voos nacionais quanto internacionais, os seus objetos de valor, como eletrônicos, dinheiro em espécie e jóias não podem ser incluídos na declaração. Por isso, é importante guardá-los na bagagem de mão sempre com a sua supervisão.

 

3. Assento

 

A única maneira de garantir um lugar exato no voo é comprando o assento. Quando você marca um assentos sem custos, a companhia aérea pode mudar e ou cancelar a marcação sem avisar!

 

A compra de assento pode ser feita no ato da compra da passagem ou posteriormente pelos canais oficiais da companhia aérea (os mesmos utilizados para acompanhar o voo). Além disso, quando disponibilizado em seu voo, você pode comprar o espaços conforto ou assento na na classe executiva em que os assentos são marcados antecipadamente e garantidos. Atente-se aos voos com conexão, pois no caso da compra de assentos será necessário comprar para todos os trechos.

 

4. Horários de embarque

 

Programe-se para chegar no aeroporto de embarque e apresentar-se no balcão da companhia aérea com no mínimo 5 (cinco) horas de antecedência para voos internacionais e com 3 (três) horas de antecedência para voos nacionais (domésticos). Atente-se a voos com horário de embarque na madrugada, pode ser que você tenha que se dirigir ao aeroporto na noite anterior.

 

5. Tipos de voos

 

Ao comprar uma passagem de um destino para o outro, existem alguns tipos de voo, veja abaixo e entenda a diferença entre eles:

 

  • Voos diretos: São os voos que saem de um local e vão diretamente para o destino final, sem paradas.

  • Voos com escala: São voos que fazem uma parada em pelo menos uma cidade antes de chegar no destino final. Essa parada pode ser para desembarcar passageiros que vão ficar ali, embarcar passageiros que vão até o destino final. Nesse tipo de voo, durante a escala você não pode sair de dentro da aeronave, é necessário apenas aguardar todos os procedimentos.

  • Voos com conexão: Nesse tipo de voo também acontece a parada, porém nele ocorre a troca do avião e é necessário desembarcar no destino de conexão e embarcar novamente. Durante um voo com conexão o número do voo muda e pode acontecer a troca do portão de embarque também, portanto, fique atento aos horários de embarque do segundo trecho e as informações do número do voo e portão de embarque. Além disso, em alguns voos internacionais podem ser necessários procedimentos de imigração e alfândega entre os voos.

 

Fuso horário

 

Muita atenção a diferença de horário referente a fusos e horário de verão. Os horários impressos nos vouchers referem-se sempre ao horário local. Muita atenção aos voos com embarque na madrugada, pois em sua maioria a sua apresentação no aeroporto se dará no dia anterior ao embarque.

 

Locação de veículos

 

Para locação de veículos no Brasil e no mundo existem exigências específicas por parte das locadoras como por exemplo mínimo de 2 anos de carteira de habilitação, possuir cartão de crédito internacional com limite para a franquia do seguro, possuir carteira de habilitação internacional para dirigir em alguns países, entre outros. Portanto, o contratante de veículos deve estar atento às exigências das locadoras, descritas em seus sites / contratos.

 

Hospedagem

 

1. Check-in e check-out

 

Check-in é o horário que você poderá entrar no hotel e começar a usufruir de sua diária e check-out é o horário em que você deverá devolver o apartamento. O horário do check-in varia entre 14h e 16h e do check-out entre 11h e 12h. Fique atento aos horários em seu voucher! 

 

2. Resort fee / Estacionamento - Taxa extra de alguns resorts

 

Alguns hotéis, principalmente resorts, cobram taxas extras para utilização de alguns serviços, chamadas de “fee”, “resort fee” ou outro. Em sua maioria, essas taxas não estão inclusas nas diárias contratadas e serão cobradas diretamente no hotel.

 

3. Cofre

Para sua maior segurança, indicamos que quando houver necessidade de deixar objetos de valores no hotel, os mantenha dentro do cofre. Tanto o hotel, quanto a Sonho Real não se responsabilizam por objetos pessoais que estão dentro do apartamento. Lembre-se sempre de levar para a viagem apenas o essencial.

 

Compras no exterior

 

Para saber mais sobre limites de compras, valores a serem declarados, entre outras informações que envolvam o assunto, indicamos que verifique as informações oficiais do site da receita federal, através deste link.

 

Cancelamentos, alterações e transferências da viagem

 

Os cancelamentos, alterações e transferências de viagem devem ser feitos pelo contratante na Sonho Real, sendo necessário protocolar a solicitação. Para todo e qualquer cancelamento, alteração, solicitação de carta de crédito ou transferência realizada pelo contratante, além das multas cobradas pelos fornecedores, a Sonho Real cobrará 10% (dez por cento) sobre o valor dos serviços contratados, referente a encargos administrativos na prestação do serviço de agenciamento.

 

Importante: Em caso de pagamento parcelado, você deve continuar pagando normalmente e no final do processo de cancelamento será feito o reembolso integral. Caso haja inadimplência, o nome do contratante poderá ser incluído nos órgãos de proteção ao crédito.

 

Aprovação de crédito / confirmação do pagamento

Pagamentos através de depósito bancário serão processados somente após comprovante de depósito e confirmação do valor em conta corrente. Pagamentos através de cartão de crédito, somente após a confirmação do fornecedor mediante aprovação da administradora do cartão. Pagamentos através de boleto bancário e cheques, somente após a confirmação do fornecedor.

Traslado / Transfer

 

O serviço de traslado ou transfer, como também é chamado, é contratado para levar o passageiro do desembarque até o seu local de hospedagem e vice-versa. Existem dois tipos:

 

1. Transfer regular

O transporte é compartilhado com outros turistas. Isto é, existe um veículo programado para fazer o deslocamento entre o aeroporto e o hotel. Como o serviço atende a vários turistas, as pessoas do veículo podem estar no mesmo hotel que você ou em empreendimentos da mesma região. Por isso, o tempo de espera pode variar entre 40 minutos a 1 hora até a chegada ao seu destino. 

Já o retorno é programado com até 4 horas de antecedência do horário do voo e os passageiros deverão comparecer para o início do serviço no local e no horário determinado, pois o transporte não poderá atrasar para aguardar, mesmo que o atraso seja justificado. Fica o contratante ciente de que a pontualidade é condição para fruição do serviço e em caso de atraso ou não comparecimento, o serviço não será reembolsado e a despesa do deslocamento ficará por sua conta.

2. Transfer privativo

 

Essa opção é ideal para quem gosta de serviços personalizados, com conforto e privacidade. O usuário que optar por essa modalidade de transfer, terá um carro exclusivo para realizar o seu trajeto. Caso viaje com familiares ou amigos, a empresa vai disponibilizar um veículo de acordo com a quantidade de passageiros. O preço do serviço é um pouco mais caro do que o transfer regular, mas o serviço oferece mais comodidade aos clientes. Como trata-se de um transporte com um único itinerário, o tempo de deslocamento é bem menor do que o transfer regular.

 

Força maior

 

As obrigações assumidas nesse documento podem sofrer alterações, cancelamentos e remarcações em razão de Força Maior. Entende-se como força maior os acontecimentos relacionados a fatos independentes da vontade humana e que impeçam o cumprimento das obrigações acordadas entre as partes, como eventos naturais (terremotos, maremotos, incêndios, furacões, tempestades, avalanches, inundações, surtos, epidemias e pandemias e etc), greves, guerras, revoluções, embargos comerciais, resoluções da Organização Mundial do Comércio (OMC) impedindo a comercialização de um determinado tipo de mercadoria ou em caso de surtos, epidemias e pandemias devidamente confirmadas. Em caso de força maior as contratadas garantem que cumprirão as determinações legais e buscarão soluções amigáveis e satisfatórias para ambas as partes.


 

¹Overbooking: é a expressão usada para definir casos em que viajantes compram uma passagem aérea, mas não podem embarcar por excesso de passageiros.

²No-show: é o termo usado pelas companhias aéreas para os passageiros reservados que não se apresentam para o embarque.

Termo de Ciência sobre: Restrições de Viagens

Existe aquela velha frase que diz que na natureza, quem sobrevive, não é o mais forte nem o mais inteligente, e sim, o que melhor e mais rápido se adapta às mudanças. Para que você possa continuar viajando, curtindo e aproveitando, nada melhor do que você estar sempre bem informado. Seguem informações importantes sobre situações que podem refletir em sua viagem, devido a atual pandemia COVID-19.

  1. O destino da viagem contratado hoje pode estar ou pode vir a ser, a qualquer momento, classificado como de ‘risco’ pelos órgãos oficiais de cada localidade. Isso está relacionado a pandemia global de coronavírus (SARS-CoV-2) e da doença a ele associada (COVID-19), conforme noticiado. 
     

  2. Nos países de destino e de escala da sua viagem podem haver restrições para sua entrada, saída e tráfego interno. E você pode ter a entrada, saída ou trânsito não autorizados, dependendo da situação local.
     

  3. Eventuais atrasos, cancelamentos, alterações e modificações que possam ocorrer nos serviços contratados, são possíveis. Com isso, você deve estar ciente que possíveis mudanças e/ou cancelamentos dos serviços que contratou podem acontecer, sem que haja qualquer interveniência ou responsabilidade da agência e/ou da operadora de viagens.
     

  4. Os cancelamentos que partirem de você estão sujeitos às multas, uma vez que, todos os serviços contratados estão confirmados e o único motivo da viagem não acontecer é a sua vontade e/ou insegurança.

 

Para sermos o mais transparente possível com você, é de extrema importância que esteja ciente e de acordo com todas as informações mencionadas acima, garantindo assim o bom andamento da sua viagem. Esperamos que tudo isso passe o mais breve possível!

Equipe Sonho Real Turismo
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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